A história do Futebol

História

futebol,[4] também referido como futebol de campo,[5][6] futebol de onze[7][8] e, controversamente, futebol associado[nota 1][9][10][11][12] (em inglêsassociation footballfootballsoccer), é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições.[13] É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.[14]

O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da The Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Federação Internacional de Futebol (em francêsFédération Internationale de Football Association), mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.

Origem do nome

As regras do assim chamado “football association” foram codificadas na Inglaterra pela FA no ano de 1863 e este nome foi cunhado para distinguir o jogo das outras formas de futebol jogados na época, como o rugby football e o gaelic football, por exemplo.

A primeira “referência à bola inflada usada no jogo” foi em meados do Século XIV: “Þe heued fro þe body went, Als it was a foteballe[16]. Já a palavra soccer, como uma abreviação de association apareceu pela primeira vez em escolas privadas e universidades inglesas na década de 1880 (às vezes usando a variante ortográfica “socker”).

De acordo com o Online Etymology Dictionary, as “regras do soccer” foram feitas em 1848, antes da divisão do “football association” com o “rugby football” em 1863[17]. O termo “soccer” vem de uma gíria ou abreviação jocular da palavra “association”, com o sufixo “-er” anexado a ele[18].Esta palavra (que chegou à sua forma final em 1895) foi registrada pela primeira vez em 1889 na forma anterior de socca[19]. A forma final “soccer” é creditada a Charles Wreford-Brown, um estudante da Universidade de Oxford que gostava de usar formas encurtadas de palavras, como “brekkers” para o café da manhã e “rugger” para o rugbyClive Toye observou que “ele pegou a terceira, quarta e quinta letras de Association e a chamaram de SOCcer“.

O termo football association nunca foi amplamente utilizado, embora na Grã-Bretanha alguns clubes de futebol em redutos onde o rugby football é popular adotaram o sufixo Association Football Club (A.F.C.) para evitar confusão com o esporte dominante em sua área[20]. Por quase cem anos depois de ser cunhado, a palavra “soccer” foi uma alternativa aceita e incontroversa na Grã-Bretanha se referir ao futebol, muitas vezes em contextos coloquiais e juvenis, mas também foi amplamente utilizado na fala formal e escrita sobre o jogo. “Soccer” era um termo usado pela classe alta, enquanto a classe trabalhadora e a classe média preferiam a palavra “football”; como a classe alta perdeu influência na sociedade britânica a partir da década de 1960, “football” suplantou “soccer” como a palavra mais usada e aceita. Há evidências de que o uso da palavra “soccer” está diminuindo na Grã-Bretanha, sendo considerado como um termo inglês americano[20].

Dentro dos países de língua inglesa, o football association é atualmente chamado de “futebol” no Reino Unido e principalmente “soccer” no Canadá e nos Estados Unidos. Pessoas em países onde outros códigos de futebol são predominantes (Austrália, Irlanda, País de Gales, África do Sul e Nova Zelândia) podem usar ambos os termos, embora as associações nacionais na Austrália e Nova Zelândia usem principalmente “football” para o nome formal.

Fitbaa“, “fitba” ou “fitbaw” é uma renderização da pronúncia escocesa de “football”, muitas vezes usada em um contexto humorístico ou irônico.

No resto do mundo, o “football association”, em sua forma moderna, foi exportada pelos britânicos, e muitas das nações adotaram este termo inglês comum para o esporte em sua própria língua. Isso geralmente era feito de duas maneiras: seja importando diretamente a palavra em si, ou como calque traduzindo suas partes constituintes, “foot” e “ball“, como, por exemplo, “balompié“.

© Craques de Sempre 2021